top of page
Foto do escritorBrio Educa

A Antiga Civilização Indiana: Um Mar de Conhecimento para Estudantes

Os estudantes interessados em história antiga certamente já ouviram falar da civilização indiana antiga, conhecida também como a civilização harapense. Esse período histórico é marcado por grandes descobertas arqueológicas e pelo surgimento de importantes cidades, como Harappa e Mohenjo-daro.


De acordo com os arqueólogos, o Vale do Rio Indo, atual Paquistão, começou a ser ocupado por volta de sete mil anos antes de Cristo, no mesmo período em que as civilizações mesopotâmica e chinesa também se desenvolviam. A agricultura irrigada pelas águas dos rios foi fundamental para o crescimento da civilização indiana antiga, permitindo que grandes cidades surgissem nas margens do rio Indo e de seus afluentes.


Os estudos arqueológicos indicam que Harappa era a cidade mais antiga do Vale do Rio Indo e pode ter sido o centro dessa civilização. Isso se deve ao fato de que os artefatos encontrados nos inúmeros sítios arqueológicos da região são semelhantes aos encontrados em Anápolis. A principal característica das cidades do Vale do rio Indo era o planejamento urbano: Harappa era cercada por grandes muralhas e possuía uma avenida que separava os bairros. Além disso, a cidade contava com um sistema de fornecimento de água e uma rede subterrânea de esgoto.

A agricultura constituía a base econômica da civilização harapense. Os camponeses cultivavam cevada, ervilha, melão, damasco, gergelim e outros alimentos. Os habitantes do Vale do Rio Indo foram os primeiros cultivadores de algodão, cujas fibras eram usadas para produzir tecidos. A civilização harapense também desenvolveu um artesanato variado, que incluía ferramentas de pedra e metal, utensílios domésticos, armas e joias.


As escavações realizadas nos sítios arqueológicos da cultura da pense levaram à descoberta de milhares de selos e tabletes de argila com um conjunto de 420 sinais. Esses sinais foram identificados como um sistema de escrita que, até hoje, não foi totalmente decifrado.


Infelizmente, as cidades harapenses entraram em declínio por volta de mil anos antes de Cristo, devido a razões ainda desconhecidas. Essas cidades foram aos poucos sendo abandonadas. A desorganização e empobrecimento das cidades harapenses coincidiram com a chegada de povos nômades e guerreiros de origem Ariana vindos da Europa Oriental. Eles entraram na Índia e se estabeleceram no Vale do Rio.




Posts recentes

Ver tudo

A origem do cristianismo

Para entendermos a origem do Cristianismo, é importante que conheçamos a história do povo hebreu, mais tarde conhecidos como judeus. A...

Comments


bottom of page